Dicas cobertura educomunicativa

 

Dez dicas úteis sobre Notícias

1. A notícia, por definição, é uma informação nova, verdadeira e interessante.

2. A eficácia do rádio enquanto veiculador de notícias está diretamente ligada á sua agilidade. Por isso, quanto mais quente for a notícia, melhor.

3. Não descarte nenhuma colaboração: a pauta jornalística pode surgir da percepção de pessoas mais conectadas à realidade que o próprio repórter (inclusive o ouvinte).

4. A redação radiofônica deve ser coloquial e dirigida diretamente ao ouvinte. Para tanto, sempre leia em voz alta o que escreveu para ver como soa.

5. Seja econômico e objetivo. Lembre-se de que cada segundo desnecessário exigido da atenção do ouvinte prejudica a audiência da emissora.

6. A pronúncia errada do nome de uma cidade, de uma pessoa, ou de alguma palavra em língua estrangeira é uma falha grave. Estude antes!

7. Arredonde os números e, na pauta, escreva-os sempre por extenso.

8. Evite expressões estrangeiras que tenham correspondência em nossa língua afinal, você está transmitindo basicamente, para cidadãos do nosso país!

9. Fuja do “gerundismo” e dos verbos auxiliares dispensáveis. Prefira o discurso direto e os verbos no infinitivo.

10. Preserve sua opinião sobre os fatos noticiados. A maioria dos ouvintes gosta de formar suas próprias opiniões e está muito mais interessada na precisão e objetividade da notícia.

(Adaptado de “Como usar o Rádio na Sala de Aula” de Marciel Consani, Contexto, 2007 - Referências bibliográficas: MCLEISH, Robert. Rádio - um guia abrangente da produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001, capítulo 10 e PARADA, Marcelo. Rádio, 24 horas de jornalismo. São Paulo: Loyola, 1997.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário