28 de mar. de 2012

Entrevistas com participantes do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

 

Por Akaionara Souza e Joaquim Lisboa, alunos do Cólegio Estadual de Vila de Abrantes

Participantes do Rio de Janeiro no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Fernanda e Agele vinheram com o objetivo de adquirir conhecimento e aprender um pouco mais com as oficinas de objetos reutilizaveis para seu projeto de Educação Ambiental.

As estudantes Poliana Brandão e Laise Boaventura durante a entrevista  deram os seus depoimentos sobre momentos marcantes  do Fórum.


Entrevista:

Akaionara Souza-  Qual foi a sua primeira impressão com o Fórum?
Poliana e Laise- Faltou organização, mas a mensagem passada ao decorrer do Fórum foi muito boa 
Akaionara Souza- Qual dos stands chamou mais  atenção?
Poliana e Laise- A da Limpec de Camaçari
Akaionara Souza- Para terminar irei falar duas frases e respondam o mais rápido possível o que vier à cabeça. Meio ambiente, vida?
Poliana-Educação Ambiental.
Laise-Sustentabilidade.
Akaionara Souza-Meio ambiente morte?
Poliana- Queimadas.
Laise- Injustiças Sociais.



O entrevistado Valtemberg nos falou sobre sua participação na montagem da tenda sagrada que foi feita com propostas sustentaveis e uns dos materiais principais foi bamboo e nos contou também sobre seus momentos no Fórum.

Entrevista:
Joaquim Lisboa -A proposta do Fórum está sendo articulado no seu conceito?                                                    
Valtemberg - Sim, e por sinal muito bem estou adorando os stands                                             
Joaquim Lisboa- Para terminar irei falar duas frases e respondam o mais rápido possível o que vier à cabeça. Meio ambiente, vida?
Valtemberg- Sabedoria
Joaquim Lisboa - Meio ambiente, morte?
Valtemberg - Tristeza

Galeria de coberturaeducomVIIforum

alunos do C.E.V.A na cobertura do viifbeaDSCF0587DSCF0586DSCF0582DSCF0581DSCF0580
DSCF0579DSCF0578DSCF0577DSCF0576DSCF0570DSCF0569
DSCF0568DSCF0567DSCF0566DSCF0565DSCF0561DSCF0560
DSCF0555DSCF0554DSCF0545DSCF0544DSCF0543DSCF0542

Encontro com Catadores


O Encontro com Catadores, encerrado agora há pouco, na sala Oxum, ofereceu uma grande oportunidade de conhecer o universo dos profissionais que trabalham com a coleta de materiais recicláveis no Brasil, e compreender as suas maiores demandas. Luzia, do MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis) falou a respeito dos desafios que a categoria enfrenta, em relação à:
Organização das Cooperativas e Associações;
Qualidade dos resíduos que a cooperativa recebe;
Falta de participação de fontes geradores potenciais;
Limites logísticos legais (como a impossibilidade de circulação de caminhões pela cidade de São Paulo).

Uma visão lúcida e muito politizada de uma mulher engajada, uma catadora que está no front da transformação de um grave problema ambiental em oportunidades sociais.

Encontro de Educomunicação

 
O biólogo Sílvio Marchini fez considerações interessentes e muito pertinentes a respeito de Cognição e Sentimentos, traçando um paralelo com os Projetos em Educação Ambiental e o desafio que a ela se impõe, quando da necessidade de Impor Valores e Modificar Comportamentos.
Seu trabalho de doutorado a respeito da imagem socialmente construída em relação á onça pintada, e as diversas ambiguidades que ela provoca nas pessoas, revelaram que a origem da notoriedade cognitiva e afetiva que esse animal provoca é muito mais construída por "mitos" alheios do que por experiências vivenciadas.

Muito bom o encontro e com pano de sobra para remendar várias mangas nos diversos trabalhos em Educação Ambiental.

Exposição do Artista Plástico Zenildo Barreto no VII FBEA


Exposição do Artista Plástico Zenildo Barreto, que há 25 anos retrata desastrosa atuação do homem na natureza por meio da utilização de restos de madeiras queimadas.


Assista aqui o vídeo da exposição:




Contato: (71) 82360255
E-mail: cabincla@gmail.com


Produzido por Débora Lourenço dos Santos e Daiane Santos dos Santos (COLÉGIO ESTADUAL DES. JULIO DE SANTANA).
Acesse aqui o blog do colégio.

Praça de Alimentação do VII FBEA


Restaurante Guia de Luz


O restaurante transmite uma culinaria regional com um  pensamento verde, pois se preocupa em fazer a diferença utilizando materiais reciclaveis PCPP. Segundo a funcionária  Daniela Paixão, os  resíduos sólidos são destinados à cooperativas e os orgânicos vão para uma compostagem doméstica. Os óleos saturados são levados para Coperativa Camapet localizada na Baixa do Fiscal.


 Restaurante Mariana Verde

 

O Restaurante Mariana Verde  apresenta diversos pratos da culinária natural, com um variado cardápio de alimentos orgânicos. A chef Ana Santos visa também movimentos sustentáveis em seu restaurante, como a  separação do lixo, reaproveitamento de caules de folhas cascas de frutas  além de contar com a preparação da sua equipe que tem uma bagagem repleta de cursos e experiência na preparação dos alimentos.  

 Restaurante Ramma

O Ramma oferece uma alimentação natural e orgânica, reautilizando abas e talos das folhas. O restaurante não possui destinação para os resíduos orgânicos, porém fazem coleta seletiva.

Matéria produzida por alunos do Colégio Estadual de Vila de Abrantes Akaionara Souza e Joaquim Lisboa.  

STAND 3- LIMPEC

A LIMPEC é uma empresa responsável pela coleta de resíduos de Camaçari, e está realizando uma campanha de coleta seletiva nos bairros da orla e no centro da cidade. A maior dificuldade na realização desse projeto é a separação dos resíduos, pois como a maior parte da população não tem acesso a educação ambiental . Por conta dessa situação, a  LIMPEC está dando inicio a um programa de educação ambiental nos bairros para conscientizar  a comunidade a importância da coleta seletiva.



Contatos: 
www.limpec.com.br
educacaoambiental@limpec.com.br


Por: Daniel Sena e Bianca Maciel - Colégio Estadual de Vila de Abrantes

 STAND 2- Dona Lu saboneteira

O stand trabalha com sabonetes glicerinados e extratos de essências vegetais, para inovar os sabonetes tem forma de comida, exemplo, o bolo de melancia:


Os sabonetes são feitos a partir de produtos naturais como aveia, mel, raiz e bucha vegetal, que atua como esfoliante.